Sejam bem-vindos a mais um artigo do nosso blog Cobalto, a destilaria que verossimilmente produz os melhores gins do mundo.
Neste artigo vamos contar-lhe quais são as origens da Cobalto e a história por trás do primeiro gin totalmente produzido em Tabuaço e reconhecido mundialmente. O rio está intrinsecamente ligado ao ADN da Cobalto, assim como os azulejos portugueses, os barcos rabelos e a literatura de Miguel Torga. O azul cobalto é a cor de fundo desta imagética.
A Cobalto surgiu em 2015 com a missão de criar um gin com uma base clássica mas com sabores irreverentes que se distinguissem dos gins já existentes no mercado. Como já referimos num artigo anterior sobre o Zimbro, este é o principal botânico que é comum em todos os gins. Aliás, essa é a principal característica que faz com que a bebida seja classificada como gin.
O gin pode ser feito a partir de dezenas de combinações botânicas, o que permite milhares de possibilidades de sabores e aromas. Qualquer que seja o gin que prova, este proporciona-lhe uma nova experiência a nível de odor e palato. A produção artesanal da destilaria de Tabuaço tem como base a escolha de bagas de Zimbro premium para criar uma gama de gins irreverentes e para todos os gostos e palatos.
E quais são os botânicos que compõem o gin Co-17?
O Co-17 é feito com várias infusões botânicas, sendo a principal a do zimbro.
A este botânico chave acrescentam-se as infusões de uva (casta tinta amarela), pêra (muito madura), lúcia-lima, cardamomo e hortelã-pimenta.
A inclusão da uva é uma clara homenagem às origens do rio mas também foi selecionada porque dá um toque aromático ao gin e introduz-lhe uma suavidade no palato.
O Co-17 foi o primeiro gin produzido pela Cobalto e já ganhou várias medalhas em concursos internacionais que demonstram a qualidade do gin e as características que o tornam um gin clássico mas irreverente.
Uma das medalhas mais recentes que o Co-17 ganhou foi a medalha de Ouro no World Spirits Trophy.
A World Spirits Trophy é uma das maiores e mais prestigiadas competições internacionais, na área de Vinhos e Bebidas Espirituosas. Esta competição destaca-se por ser única e usar um modelo de avaliação livre de preconceitos dentro da indústria. O que diferencia esta competição é a escolha meticulosa de 92 jurados, escolhidos por serem representantes dos maiores compradores de Vinhos e Bebidas Espirituosas, entre os quais podemos encontrar importadores, distribuidores, retalhistas e sommeliers.
Os Gins da gama The Wizard by Cobalto – The Wizard Blue e The Wizard Gold – também foram premiados nesta competição com medalha de Prata e Ouro respetivamente.
O Co-17 foi também premiado em outros concursos internacionais, entre eles: Europe Wine & Spirits Trophy, International Wine & Spirit Competition, London Spirits, Concours Mondial de Bruxelles, entre outros.
O nome Co-17 resulta também do próprio processo da destilação do gin. O gin é destilado durante 17 dias nos alambiques, o que lhe conferem um sabor distinto e exclusivo.
Qual é o segredo para a fórmula dos gins produzidos na Cobalto? É o processo de destilação feito artesanalmente, com recurso a álcool alimentar neutro. Cada botânico escolhido para efetuar a destilação é selecionado de entre os melhores produtores (nacionais e internacionais) para garantir que o produto final tem a melhor qualidade possível. A escolha dos botânicos é tão importante quanto o processo de destilação e a fórmula que compõe cada gin.
The Wizard Gold by Cobalto
Como já mencionamos, foi criada a gama The Wizard by Cobalto para os amantes de gins com sabores florais (The Wizard Gold) e sabores frutados (The Wizard Blue).
O The Wizard Gold é um gin delicado, elegante e subtil.
Este gin resulta da conjugação de botânicos florais e de especiarias que fazem com que exista uma leveza quando inicialmente o bebemos e umas ligeiras notas de hibisco, açafrão e anis no fim de boca.
O nome de Gold deve-se à sua cor dourada que provém das destilações em separado das duas rosas que constituem o gin e do açafrão, o qual é adicionado posteriormente.
Quando adicionada a água tónica ou o limão cria-se uma reação de PH base-ácido e o gin transforma-se da cor dourada para a cor rosa, quase como se de magia se tratasse. Este efeito nem sempre é visível devido a fatores externos como a temperatura e a luz solar.
A elegância deste gin ficou provada com a medalha de Ouro ganha no concurso internacional World Spirits Trophy.
The Wizard Blue by Cobalto
O outro gin da gama The Wizard by Cobalto é o gin The Wizard Blue.
O distintivo azul característico deste gin deve-se ao efeito da presença da flor clitorea ternatae. A cor diferenciada torna este gin um top de vendas.
O The Wizard Blue é um gin bastante frutado, devido às amoras e mirtilos e à maçã verde, que lhe conferem um misto de sabores doces e ácidos, prevalecendo o sabor ácido no final de boca.
As maçãs usadas neste gin têm origem na Moimenta da Beira e em Armamar.
Cada tipo de maçã oferece uma ligeira alteração no sabor dos gins, desde o sabor ácido até ao sabor extremamente doce.
Quando combinado com água tónica ou limão, dá-se uma reação de PH base-ácido e esta origina uma mudança de cor. O azul original do gin transforma-se perante os nossos olhos no violeta, conferindo-lhe assim a tão encantadora sensação de magia.
À semelhança do The Wizard Gold, o The Wizard Blue também foi distinguido com a medalha de Prata no World Spirits Trophy e com a medalha de Ouro no Europe Wine & Spirits Trophy.
As bagas de Zimbro, as maçãs, o açafrão, as rosas, a hortelã-pimenta, a lúcia-lima, os frutos vermelhos, o hibisco, entre outros, são alguns dos exemplos de botânicos cuja mistura dá aos gins as diferenças e singularidade de sabor, que pode encontrar nos gins portugueses produzidos em Tabuaço, Co-17 (Cobalto), The Wizard Blue by Cobalto e The Wizard Gold by Cobalto. Para saber mais sobre os botânicos dos Gins Cobalto pode reler o nosso artigo: Os botânicos do gin.
Agora que já conhece a origem dos Gins Cobalto convidamo-lo a experimentar os nossos gins, adequados a todos os gostos e palatos.
Obrigado,
Cobalto Gins