Sejam bem-vindos a mais um artigo do nosso blog Cobalto, a destilaria que verosimilmente produz os melhores gins do mundo.
O Gin e a Vodka são duas das bebidas alcoólicas de eleição dos consumidores e são muito populares para recriar inúmeros cocktails. Apesar de partilharem algumas semelhanças, por serem bebidas neutras, há várias características que as distinguem, nomeadamente, a adequação a determinados cocktails.
No nosso primeiro artigo do blog – A origem do Gin – já mencionamos que o Gin teve origem por volta do século XVII, quando o médico holandês Franciscus Sylvius criou um medicamento para o tratamento de doenças renais, sendo a solução encontrada uma bebida à base de zimbro. Estas bagas são a característica principal do Gin e é através delas que é criada a base para a criação dos mais diversos tipos de Gin.
Por outro lado, a Vodka é uma bebida destilada neutra, porque normalmente, não apresenta nenhum aroma, sabor ou cor. Estima-se que esta bebida tenha sido criada na Rússia entre os séculos XVIII e IX, mas o seu país de origem não é consensual. A Vodka é geralmente destilada a partir de elementos naturais com, por exemplo, cevada, milho, trigo ou centeio, sendo uma das bebidas com maior teor alcoólico no mundo. A palavra Vodka significa água nas línguas eslavas.
O Gin é uma Vodka aromatizada?
Sim, na teoria o Gin pode ser visto como uma Vodka aromatizada com determinados ingredientes. A verdade é que estas bebidas têm características em comum como o facto de serem bebidas incolores (quando falamos de Gins e Vodkas clássicos) e por passarem ambas por um processo de destilação.
Como já mencionamos, outro facto em comum é serem ambas bases para diversos cocktails. Tanto o Gin como a Vodka devem ter um teor de álcool de pelo menos 37,4%, tal como no caso das restantes bebidas espirituosas.
O Gin é, na sua essência, uma bebida espirituosa neutra que foi aromatizada com bagas de zimbro, sendo que a Vodka também é uma bebida espirituosa neutra. Portanto, se aromatizar uma Vodka com bagas de zimbro e outros botânicos, consegue uma bebida parecida com o Gin.
O Gin é produzido com base em álcool de cereais (ou outros elementos naturais) onde são destiladas as bagas de zimbro e os restantes botânicos que compõem os diferentes tipos de Gin.
Uma das características que caracterizam o Gin – sendo que todos os Gins tradicionais devem ser classificados como tal por lei – é o sabor intenso a zimbro.
E é precisamente por esta característica que as duas bebidas se começam a distanciar. O sabor distinto do zimbro e outros botânicos confere sabor à bebida enquanto que a Vodka não tem a presença de sabores distintos dos seus ingredientes (quando falamos de Vodkas clássicas).
Gin vs. Vodka: qual é o mais intenso?
No Reino Unido, ambas as bebidas devem ter pelo menos 37,4% de teor de álcool. Para conseguir responder à questão de qual é o mais intenso, tudo vai depender de qual marca estamos a falar, porque apesar de haver um mínimo para o teor de álcool, há bebidas com teores de álcool superiores, tornando-se, por isso mais intensas. Os Gins Cobalto, por exemplo, têm um teor de álcool de 40%.
É recomendável que a Vodka seja servida fria, intensificando o seu sabor. Por outro lado, o Gin deve ser conservado à temperatura ambiente e pode ser servido com ou sem gelo. As destilações com vários botânicos conferem-lhe um sabor distinto que pode ser apreciado mesmo à temperatura ambiente.
O Gin é mais saudável do que a Vodka?
Naturalmente, quando falamos de bebidas alcoólicas ressalvamos que o seu consumo deve ser regrado e todos os excessos são prejudiciais. Beber bebidas alcoólicas não é considerado um estilo de vida saudável.
O Gin tem menos açúcar e menos calorias do que a grande maioria das bebidas alcoólicas. Contudo, o facto de uma garrafa de Gin ter menos calorias e açúcar do que uma garrafa de Vodka, está dependente do produto escolhido, porque variam entre si. Por exemplo, há alguns Gins com sabores que contêm mais açúcar que os Gins tradicionais e existem também Gins com 0% de açúcar.
Enquanto o teor de açúcar dos Gins e Vodkas pode variar, contendo uns mais do que outros, é importante ressalvar que não significa que sejam a escolha mais saudável, apenas se apresentam como uma das bebidas alcoólicas elegíveis para quem pretende reduzir as calorias e a quantidade de açúcar que ingere.
Ainda ficou com dúvidas sobre as diferenças entre o Gin e a Vodka? Experimente os Gins Cobalto e sinta os sabores frescos e complexos que compõe um Gin premium clássico e irreverente.
A produção artesanal da destilaria de Tabuaço tem como base a escolha de Bagas de Zimbro premium para criar uma gama de Gins irreverentes e para todos os gostos e palatos. Desde o Co-17 ao The Wizard Blue by Cobalto até à mais recente criação da Cobalto o The Wizard Gold by Cobalto.
Obrigado,
Cobalto Gins