Sejam bem-vindos a mais um artigo do nosso blog Cobalto, a destilaria que verosimilmente produz os melhores gins do mundo.

O Gin é uma das bebidas espirituosas mais respeitadas e históricas. Desde Martinis a Negronis, o gin também é usado em alguns dos seus cocktails favoritos. Mas qual é a melhor maneira de apresentar e apreciar esta bebida espirituosa? Afinal, a apresentação é tudo. Há uma razão pela qual quando o James Bond pede um martini Vesper clássico e o barman não o devolve num copo de plástico.

Já se questionou se está a utilizar o copo certo para o seu cocktail? Algumas das escolhas podem ser pessoais mas estão sempre dependentes do tipo de cocktail que pretende fazer.

Apresentamos-lhe de seguida alguns exemplos do copo perfeito para o seu próximo cocktail.

Copa Glass – O copo perfeito para o seu gin tónico

O Gin tónico é uma das bebidas mais servidas em todo o mundo. Esta é também uma das bebidas que é mais frequentemente servida no copo errado. Se for a um bar neste momento e pedir um gin tónico o mais provável é que lhe sirvam a bebida num copo Lowball (também conhecido como Old Fashioned ou Copo Rocks). Em alguns casos até podem servir num copo Collins ou Highball. Mas todos eles não são os mais indicados. O copo mais indicado para servir gin tónico é o Copa Glass.

Copa Glass

O Copa Glass, abreviação de Copa de Balon, é semelhante a um copo de vinho. Tem uma cabeça arredondada, quase bulbosa e senta-se numa haste. A origem deste copo remonta aos anos 1700 no norte de Espanha, mais concretamente no País Basco.

Nessa época, os britânicos, que foram os principais responsáveis pela propagação do gin em todo o mundo, graças à Marinha Real Britânica, consumiam o gin num copo Collins. No entanto, enquanto os britânicos poderiam realmente ter colocado gin no mapa, na época os espanhóis consumiram muito mais gin, e criam um balão em forma de copo (e como a Espanha é um grande produtor de vinho não é um choque que o copo seja semelhante a um copo de vinho tinto). Os chefes espanhóis consumiam gin tónico para ajudar a aliviar o stress do trabalho e criaram um copo similar a um copo de vinho tinto para segurarem o copo de forma a que o gelo não derretesse tão rápido.

Descrita a origem do Copa Glass, é importante perceber o porquê de não beber pelo copo inicialmente utilizado pelos britânicos. Afinal, os britânicos afinaram o gin e divulgaram o produto pelo mundo. Algumas razões, na verdade, que ajudarão a aumentar a sua experiência de beber gin.

Primeiro, a curva do copo, que no topo faz uma curva, ajuda a prender os aromas do gin dentro do copo, mas ainda permite que ele respire. Isso ajuda a abrir os sabores do gin. Permitir que o gin respire é importante, especialmente se estiver a beber um gin especialmente floral e de aroma intenso. Além disso, a forma arredondada do copo permite adicionar mais gelo, além de que a sua mão não está a aquecer o líquido, mas em vez disso está a segurar pela haste, para que o gelo não derreta tão rapidamente.

Como o gin tónico chegou à era moderna das bebidas, mais e mais variações saíram, muitas das quais apresentam guarnições únicas. É difícil apreciar realmente algumas dessas guarnições (ou para as guarnições permanecerem no mesmo lugar) quando servido num Copo Rocks. A borda curvada do copo Copa ajuda a conter a guarnição, tornando possível enfeitar seu gin tónico com basicamente qualquer coisa.

Melhor utilização deste tipo de copo: o Copa Glass pode ser utilizado com qualquer tipo de cocktail à base de gin, embora alguns cocktails clássicos de gin tenham copos mais adequados para serem servidos.

Copo Highball

O Copo Highball pertence ao tipo de copos também conhecidos como “tumbler”. Existem inúmeros copos que pertencem a esta categoria e a sua utilização depende do bar ou restaurante a que vai. A maioria destes são intercambiáveis sendo que a diferença é a altura total e a largura do copo.

Outro tipo de copos que podem ser encontrados na categoria “tumbler” são os copos Collins, copos Old Fashioned, copos de shot ou copos de mesa.

Sim, os copos de shot podem parecer um pouco deslocados nesta categoria, mas no que toca ao feitio do copo, estes são basicamente copos Highball com tamanho reduzido.

Tradicionalmente, os copos Highball são mais altos do que os Old Fashioned (que também podem ser conhecidos como “Lowball”), contudo são mais baixos e largos do que os copos Collins

A história do Highball é um pouco confusa. Há duas linhas de pensamento aqui, como o copo não é atribuído a um indivíduo ou evento, não existem muitos detalhes sobre a sua origem. Para alguns, o Highball refere-se simplesmente à prática de consumir uma bebida num copo alto.

Contudo, a outra teoria (um pouco mais romântica) é que durante a época dos transportes de locomotivas, o motor acabaria por chegar à velocidade e a pequena bola, conhecida como “high balling”, dentro da caldeira aumentaria a pressão para um nível mais elevado. Tipicamente, quando a locomotiva chegasse à velocidade ideal de viagem, o jantar e as bebidas seriam servidos.

Na realidade quando vai a um bar, pode ser servido num copo Highball ou num copo Collins, pois os dois são relativamente intercambiáveis (embora um copo Highball sirva entre 240 e 350 ml e um copo Collins serve entre 300 e 410 ml).

Melhor utilização deste tipo de copo: geralmente, o cocktail clássico Tom Collins será servido num copo Highball ou Collins. Se estiver a criar um pequeno bar na sua casa, precisará de ter este tipo de copo, não só para servir um Tom Collins, mas também para servir um Whisky com refrigerante.

Copo Tumbler

Como mencionamos anteriormente, os copos tipo tumbler não são apenas um único copo, mas incluem um variado número de copos. Qualquer copo com o fundo achatado pode pertencer a esta categoria. Além dos copos para as bebidas alcoólicas tradicionais e espirituosas, copos de água, de chá ou outros tipos de copos, são considerados copos do tipo tumbler. Isto faz com que seja mais fácil investir em copos para o bar da sua casa.

Pode estar a questionar-se qual é a origem do nome “tumbler”.

Existem duas linhas de pensamento aqui, mas como o copo não foi nomeado devido a um indivíduo em particular ou um evento, por isso não está relacionado com uma comemoração em específico. Outra teoria sobre a origem destes copos é que foram fabricados manualmente. Como a base do copo não era completamente plana, não podiam ser pousados na mesa sem que tombassem e derramassem o líquido, daí o nome “tumbler”.

Outra teoria por detrás deste copo é que os copos originais tinham uma base ponderada que lhes permitia não tombarem. Independentemente da sua origem, este é um dos tipos de copos mais utilizados.

Melhor utilização deste tipo de copo: tendo em consideração a versatilidade do copo, pode ser utilizado para servir qualquer tipo de cocktail. Contudo, pode querer servir determinados cocktails nos copos mais adequados, mas se não os tiver pode sempre utilizar o “tumbler”.

Copo de Martini

Se há um copo que mais se identifica com bebidas de gin clássicas, é o copo de martini. Este tipo de copo tem algo de icónico. Provavelmente mais do que qualquer outro tipo de copo. E em muitos aspectos, este copo ajudou a criar a lenda do martini. Se servir um martini num copo Rocks, acha que consegue causar o mesmo tipo de brilho e fascínio? Provavelmente não.

O copo em si antecede o cocktail de martini.

Este copo é muito parecido com um copo de vinho e a sua haste surgiu para que as pessoas o pudessem segurar por aí impedindo que a bebida aquecesse. Manter as bebidas frias é uma das coisas mais importantes quando um cocktail é servido, e em determinadas alturas, quando não havia refrigeração, esta tarefa era extremamente difícil. Contudo, atualmente, basta adicionar mais gelo, mas esta não era uma hipótese no século XIX.

O copo de martini distingue-se claramente dos outros devido à sua haste alta e à sua forma de “taça”. A sua forma assemelha-se mais a um triângulo do que a um círculo. Esta característica elimina praticamente quase todo o contacto com o topo do copo.

Como já foi referido, este tipo de copo surgiu antes do cocktail martini e tornou-se popular porque os barmens queriam tentar manter as bebidas o mais frescas possível durante o máximo tempo possível. No entanto, também se tornou popular para servir gin, porque o seu bocal largo (mais largo do que a maioria dos copos) dá uma ótima exposição ao oxigénio, o que é desejável para deixar o gin “respirar”. Isto abre o gin e potencia o aroma para melhorar a experiência de degustação.

As origens do martini remontam à década de 1870, em São Francisco, quando um mineiro pagou a Jerry Thomas (um dos mais influentes mixologistas na história das bebidas destiladas) com uma pepita de ouro para lhe servir uma bebida. Thomas preparou-lhe um cocktail que se tornou a base de todos os martinis e foi nomeado em homenagem à cidade do ouro para onde o mineiro se ia dirigir (Martinez em Califórnia). Não é totalmente conhecida a primeira vez em que o copo foi utilizado (e se tornou um copo de “martini”) mas acredita-se que foi por volta do início do século XX.

Melhor utilização deste tipo de copo: naturalmente qualquer tipo de martini feito com gin. E existem várias opções para fazer um cocktail martini.

Copo Goblet

Não existe nesta lista outro copo que tenha uma melhor história do que o copo Goblet. Sim, este pode ser o tipo de copo que até pode ver nas séries famosas como Guerra dos Tronos ou Senhor dos Anéis. Este também foi o tipo de copo utilizado pelo Indiana Jones no filme “The Last Cruzade”. Este é um tipo de copo antigo, tal como o seu nome.

As origens deste copo remontam à época do Império Romano, sendo um dos tipos de copos mais antigos que pode encontrar. Tem uma base pesada e um topo grosso. O material mais grosso deve-se ao facto de a argila ser utilizada para criar um copo mais espesso e resistente. Atualmente, é utilizado para isolar bebidas mornas e frias.

O copo Goblet acabou por influenciar quase todos os copos com hastes que foram criados posteriormente (incluindo os copos de vento e os de martini).

Este tipo de copos já não é utilizado de forma tão regular. Se pretender servir um Irish Coffee, a espessura do copo ajuda a isolar a bebida prevenindo que se queime enquanto segura o copo.

Melhor utilização deste tipo de copo: o copo Goblet tem um aspecto um pouco medieval. Até pode gostar deste aspecto mais rústico ou preferir um copo mais elegante e este copo pode ser substituído por um com uma haste diferente, mas as suas características tornam-o o copo perfeito para servir o cocktail “French 75” (porque o copo ajuda a manter a bebida fresca).

Coupe Glass

O copo Coupe é uma adição muito importante ao mundo dos cocktails de gin. Parece um copo de martini mais curvo, mas em vez de um ângulo forte tem uma aparência mais larga e redonda.

A primeira vez que o copo foi utilizado foi no século XVII, embora não tenha sido amplamente utilizado até depois da proibição do consumo de álcool nos Estados Unidos, quando começou a ser utilizado em festas para servir champanhe e cocktails de alta qualidade (a utilização por parte de celebridades como Humphrey Bogart ajudou a disseminar a sua popularidade).

O copo em si não é indicado para bebidas fortemente gaseificadas, pois permite que as bolhas desapareçam rapidamente. À medida que os hábitos de consumo de champanhe foram modificando o uso do copo foi diminuindo porque era incapaz de conter o aroma das bebidas. Contudo, com o aparecimento de cocktails artesanais, o uso do copo voltou em força.

Melhor utilização deste tipo de copo: para servir o cocktail Gin Gimlet.

Copo Balão

Não existe uma longa história sobre a origem deste copo. É basicamente um copo de vinho ligado a uma base.

Tradicionalmente é utilizado para servir bebidas espirituosas envelhecidas para as quais é necessário “puxar” os aromas (o fundo largo e curvo ajuda a concentrar o aroma quando se cheira a bebida).

O design do copo também é adequado para servir uma bebida com gelo, pois permite adicionar mais gelo quando necessário.

Como o gelo é colocado de uma forma compacta, ajuda a manter a bebida fria durante mais tempo. Este tipo de copo é bastante semelhante ao Coupe.

Melhor utilização deste tipo de copo: como o copo é perfeito para bebidas frias, é uma boa opção para o seu próximo gin tónico ou para um cocktail como o Gin Buck.

Rocks Glass

Este é outro tipo de copo que não tem muita história. É simplesmente um tipo de copo que esteve sempre presente. Tem várias designações incluindo Old Fashioned ou Lowball.

É uma versão mais pequena do que o Collins ou o Highball. É também conhecido como “rocks glass” e é mais comumente usado quando uma bebida é servida diretamente sobre o gelo.

Não permite muito espaço para ingredientes adicionais já que o gelo ocupa a maior parte do espaço só permite a adição da bebida.

Melhor utilização deste tipo de copo: quando não é necessário utilizar muitos ingredientes. Também é recomendado para quando é utilizada uma grande quantidade de gelo, porque não tem haste. Um dos cocktails mais comumente servidos neste tipo de copos é o “Bramble”.

Agora que já conhece os diferentes tipos de copos que pode utilizar para servir os diferentes cocktails de gin, atreva-se a experimentar a gama de gins da Cobalto, a destilaria que verosimilmente produz os melhores gins do mundo.

Obrigado,

Cobalto Gins

Medalhas Gin Cobalto