Sejam bem-vindos a mais um artigo do nosso blog Cobalto, a destilaria que verossimilmente produz os melhores gins do mundo. Neste artigo vamos falar-lhe da roda de sabores do gin para que possa perceber as melhores combinações para fazer um Gin Tónico perfeito. Conheça melhor os seus botânicos!
Os botânicos, para além de essenciais na altura da produção do gin, são também elemento-chave aquando a preparação do Gin Tónico. Podem ser frescos ou secos e geralmente enquadram-se em 4 categorias: especiarias, ervas aromáticas, frutas e flores. As guarnições como as especiarias e frutas desidratadas tornaram-se bastante populares entre os bartenders não só pelas características organolépticas (ajudam a difundir o sabor de forma mais natural por mais tempo, criando uma bebida mais completa), mas também pela forma simples e prática de armazenar, por serem fáceis de usar e por evitarem o desperdício.
No que toca às frutas frescas a escolha pode ser mais limitada, devido à disponibilidade, armazenamento e prazo de validade, mas a solução pode passar por utilizar guarnições desidratadas. Esta ação ajuda também a evitar o desperdício, já que as guarnições são quase sempre comestíveis.
Apesar de a maior parte dos gins ser feita com uma base de álcool neutro e o seu elemento principal – o zimbro (característica comum a todos os gins) – poucas são as bebidas que oferecem tantos sabores e aromas como gin. Com o passar dos anos, os gins tornaram-se mais refinados e complexos e o sabor intenso do zimbro deixou de ser o único sabor experienciado.
O gin tónico pode ser uma bebida simples, mas quando se trata do sabor, existe uma certa arte para obter os sabores certos. Para ajudar nesta missão, o The Gin Foundry criou uma roda com os vários sabores dos gins e os botânicos que combinam melhor com cada tipo de gin. Esta roda permite-lhe dissecar as nuances de sabor no seu copo.
Os gins clássicos, por exemplo, combinam com pepino e maçã, enquanto que um gin herbal combina com alecrim, sálvia ou manjericão.
Quanto aos gins com especiarias, que podem ser descritos como aquecidos ou apimentados, são melhor servidos com guarnições de cravo ou pimenta preta, e os tipos florais podem ser apreciados com a adição de flor de sabugueiro.
É claro que para se tornar num especialista em Gin Tónico deverá saber mais informações para além dos ingredientes. Para começar a utilizar a “Gin Wheel” comece por perceber quais são os seus sabores favoritos e encontre as melhores combinações na roda.
Uma gama de adjetivos codificados por cores também foram incluídos na roda para ajudar os consumidores a identificar os diferentes aromas e melhorar seu vocabulário de degustação.
Estes adjetivos são uma grande ajuda para poder descrever a sensação que o consumidor tem ao degustar cada bebida.
No que toca ao sabor, o aroma e o mapa de sabores é algo que deve ser treinado e ativamente desenvolvido para que seja melhorado. Esta roda de combinações é o primeiro passo para entender os sabores que está a experienciar. Desta forma, cada vez que experimentar um novo gin pode mais facilmente identificar os sabores do próprio gin e dos botânicos que o acompanham.
A gama de gins da Cobalto é uma excelente escolha para começar a testar tudo o que aprendeu com a roda dos sabores e começar a perceber a explosão de sabores que tem no seu paladar. O The Wizard Gold é um gin com um forte sabor a zimbro e floral, o The Wizard Blue é um gin frutado enquanto que o Co-17 é um gin com sabores equilibrados de zimbro, citrinos, frutados e a ervas.
Esperamos ter ajudado para que da próxima vez que beba os gins feitos pela destilaria Cobalto comece a identificar os botânicos com que foram feitos.
Obrigado,
Cobalto Gins