Saiba mais sobre as especiarias que criam o perfil único de cada gin da Cobalto.
O Gin é uma bebida espirituosa singular. Cada garrafa e cada destilador oferecem algo único e diferente. Qualquer que seja o gin que prova, este proporciona-lhe uma nova experiência a nível de odor e palato. O gin pode ser feito a partir de dezenas de combinações botânicas, o que permite milhares de possibilidades de sabor. Nenhuma outra bebida alcoólica no mundo tem a singularidade do gin, o que faz com que esta bebida reflita perfeitamente o seu local de produção, região, país e continente. Entender esses diferentes botânicos vai ajudar a entender o perfil do gin que vai degustar.
O que dá sabor ao gin?
Como falamos anteriormente no nosso blog, é o “rei dos botânicos do gin” – o Zimbro (para o caso de não terem tido possibilidade de ler, aconselhamos vivamente que roubem 5 minutos do vosso tempo a ler o artigo no nosso blog Zimbro: o único botânico que todos os gins têm em comum). Este botânico faz com que muitos consumidores associem o gin a um forte sabor a pinho. Embora nem sempre seja o caso, a maioria dos gins compartilha essa nota de degustação específica. De onde vem esse sabor? Do Zimbro. As bagas de Zimbro são facilmente encontradas em diversos continentes e são também o ingrediente principal nos gins mais clássicos.
O que são botânicos?
Estes são simplesmente os ingredientes usados durante a destilação que dão a cada gin a sua assinatura no sabor e odor. As bagas de Zimbro, as maçãs, o açafrão, as rosas, a hortelã-pimenta, a lúcia-lima, os frutos vermelhos, o hibisco, entre outros, são alguns dos exemplos de botânicos cuja mistura dá aos gins as diferenças e singularidade de sabor, que pode encontrar nos gins portugueses produzidos no em Tabuaço, Co-17 (Cobalto), The Wizard Blue by Cobalto e The Wizard Gold by Cobalto.
Pode consultar a seguir a lista de alguns botânicos dos nossos gins para que possa identificar cada sabor, quando está a degustar os gins Cobalto.
ANIS
É uma flor de grande tamanho que é comum encontrar na zona do Mediterrâneo. Este botânico produz um sabor de alcaçuz negro, mas também tem proporciona um leve toque de manjericão.
MAÇÃ
Existem diferentes tipos de maçãs. Grande parte das maçãs utilizadas pelos destiladores são compradas em agricultores/mercearias que têm maçãs de produção local (Km 0). No caso da Cobalto para fazer o gin The Wizard Blue são usadas maçãs de Moimenta da Beira e Armamar. Cada tipo de maçã oferece uma ligeira alteração no sabor dos gins, desde o sabor ácido até ao sabor extremamente doce.
CARDAMOMO
O cardamomo é um botânico que tem um sabor mentolado e herbáceo, com algumas notas cítricas e de especiarias. É um botânico com um odor extremamente forte. É um dos principais botânicos do gin Co-17 (Cobalto).
BAGAS GOJI
As bagas de goji são normalmente provenientes da China, embora agora possam ser encontradas por diversas regiões do mundo. Esta baga tem sido usada desde há séculos na medicina chinesa. Este botânico tem um ligeiro sabor a tomate, embora também se sinta um pouco de acidez idêntico ao da fruta arando.
HIBISCO
Este é outro botânico usado em chás por todo o mundo. Tem um sabor doce e frutado. Também é um pouco adstringente. O sabor é semelhante ao de uma amora suave, com um toque de doce e azedo. O hibisco é um tipo de flor que geralmente cresce em climas subtropicais mais quentes.
PÉTALAS DE ROSA
As rosas dão um leve aroma floral a tudo o onde são adicionadas. Este botânico dá ao gin um sabor floral e terroso, mas também um travo um pouco doce no final de boca. As pétalas de rosa podem ser usadas secas ou frescas no processo de infusão/destilação.
ALECRIM
É uma erva aromática comum na região do Mediterrâneo. O alecrim tem um sabor característico de pinho-limão e quando feita a infusão fornece ao gin um odor e sabor subtil de madeira queimada.
AÇAFRÃO
Devido ao custo do açafrão, não é um botânico muito utilizado nos gins, porque encarece o gin consideravelmente. Porém, quando é usado na destilação do gin, fornece um aroma floral, ao mesmo tempo que adiciona um toque doce muito leve, semelhante ao mel.
CÁSSIA
É um botânico que fornece umas características muito peculiares ao destilado, que são um toque de picante e um sabor idêntico ao da canela.
Fazemos uma pequena ressalva para todos os destiladores amadores sobre os botânicos a usar nos gins. Estes têm de ser botânicos de uma qualidade muito superior aos que se encontram no mercado e em Portugal já temos fornecedores a cultivar/trabalhar muito bem os botânicos desde ervas, plantas, flores às especiarias.
Esperamos ter ajudado para que da próxima vez que beba os gins feitos pela destilaria Cobalto comece a identificar os botânicos com que foram feitos.
Obrigado,
Cobalto Gins